
Então, como isso acontece?
Acontece por causa de uma coincidência fantástica: o diâmetro do Sol é cerca de 400 vezes maior que o da Lua - mas ao mesmo tempo o Sol está cerca de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua. Ou seja, as diferenças são anuladas, e ambos parecem ser do mesmo tamanho para um observador na Terra. Interessante, não?
O tamanho idêntico de ambos no céu fica mais evidente durante os eclipses totais (como nessas imagens acima - clique para ampliar). Nessas ocasiões a Lua passa exatamente em frente ao Sol, e no auge do fenômeno a luz solar só pode ser vista ao passar pelos vales e depressões na borda do terreno lunar.
Infelizmente os eclipses totais são raros... A sombra da Lua tem poucos quilômetros de raio, então um observador tem que estar exatamente no caminho da sombra para poder apreciar o espetáculo. Eu verifiquei a ocorrência de eclipses totais do Sol que pudessem ser vistos do Brasil, mas não encontrei nenhum pela próxima década. De qualquer forma, assista o vídeo abaixo e veja o eclipse total de 2006, filmado na Líbia.
E, para fechar o assunto, veja abaixo essa imagem fantástica de um "eclipse" filmado do espaço. Bom, tecnicamente não é bem um eclipse, mas sim um trânsito da Lua em frente ao Sol, captada por uma das naves STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da NASA.

Essa imagem foi feita pela nave STEREO B, que está mais longe do Sol (ela orbita a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra). Como ela está mais distante, a Lua parece ser 4,4 vezes menor do que aparenta para nós, aqui na Terra.
adorei (:
ResponderExcluireu não fazia idéia de que era por isso...como você disse, a gente percebe que o sol e a lua aparecem do mesmo tamanho, mas nunca tinha parado para pensar o por que.
muito legal :D
Muito louco isso. Ha muitos misterios entre o ceu e a terra mesmo que talvez nunca consigamos desvendar. Beijo.
ResponderExcluir