Por que o Sol e a Lua têm o mesmo tamanho no céu?

Esse é o tipo de coisa que todo mundo vê, mas nunca pensa a respeito... o Sol e a Lua aparecem no céu com o mesmo tamanho, certo? Certo. Mas também é sabido por todo mundo que o Sol é muito, muito maior que a Lua.

Então, como isso acontece?

Acontece por causa de uma coincidência fantástica: o diâmetro do Sol é cerca de 400 vezes maior que o da Lua - mas ao mesmo tempo o Sol está cerca de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua. Ou seja, as diferenças são anuladas, e ambos parecem ser do mesmo tamanho para um observador na Terra. Interessante, não?

O tamanho idêntico de ambos no céu fica mais evidente durante os eclipses totais (como nessas imagens acima - clique para ampliar). Nessas ocasiões a Lua passa exatamente em frente ao Sol, e no auge do fenômeno a luz solar só pode ser vista ao passar pelos vales e depressões na borda do terreno lunar.

Infelizmente os eclipses totais são raros... A sombra da Lua tem poucos quilômetros de raio, então um observador tem que estar exatamente no caminho da sombra para poder apreciar o espetáculo. Eu verifiquei a ocorrência de eclipses totais do Sol que pudessem ser vistos do Brasil, mas não encontrei nenhum pela próxima década. De qualquer forma, assista o vídeo abaixo e veja o eclipse total de 2006, filmado na Líbia.


E, para fechar o assunto, veja abaixo essa imagem fantástica de um "eclipse" filmado do espaço. Bom, tecnicamente não é bem um eclipse, mas sim um trânsito da Lua em frente ao Sol, captada por uma das naves STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da NASA.


Existem duas naves STEREO, a STEREO A e a STEREO B, e ambas estão em órbita do Sol - uma está à frente da Terra e a outra está atrás, ou seja, mais longe do Sol.

Essa imagem foi feita pela nave STEREO B, que está mais longe do Sol (ela orbita a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra). Como ela está mais distante, a Lua parece ser 4,4 vezes menor do que aparenta para nós, aqui na Terra.

Comentários

  1. adorei (:

    eu não fazia idéia de que era por isso...como você disse, a gente percebe que o sol e a lua aparecem do mesmo tamanho, mas nunca tinha parado para pensar o por que.

    muito legal :D

    ResponderExcluir
  2. Muito louco isso. Ha muitos misterios entre o ceu e a terra mesmo que talvez nunca consigamos desvendar. Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.