Entrevista do Mês: Com Luciano Carneiro.

Olá pessoal, depois de um super bate-papo no mês passado com Robson Reis (Entrevista do Mês: Com Robson Reis ), esse mês eu tenho o maior orgulho em apresentar Luciano Carneiro dono do blog Cinema e Eu, e como não podia deixar de ser, o bate-papo desse mês é sobre cinema. Então divirta-se. ^^'


Entrevista do Mês:
Com Luciano Carneiro.



AluadoBlog: Como surgiu o Cinema e eu?
Luciano Carneiro: Bom, eu sempre amei o cinema, e sempre gostei de escrever. Quando acabava de ver um filme muito marcante, ficava com muita vontade de gritar pro mundo vê-lo. Daí eu escrevia. Expressava tudo o que pensava nos meus textos. Mas não mostrava pra ninguém. Então veio um “clique” na minha cabeça e eu montei o Cinema e Eu. Acho que só não tinha feito um blog antes com medo dos preconceitos. Quer dizer, eu tenho 15 anos, e, bem... Muitas pessoas vêem na idade um empecilho para várias coisas. Inclusive escrever e fazer críticas. Mas não considero o que escrevo críticas. São mais... Crônicas, onde conto minha experiência com determinado filme. Mas já estou fugindo da pergunta. Me empolguei.
AluadoBlog: Você acha que ser blogueiro hoje em dia é melhor que ter um site com domínio próprio? Ou não?
Luciano:
Ah, creio que sim. Tudo bem que eu não sou a pessoa mais cotada para falar disso, já que não conheço o esquema dos sites de domínio próprio, mas acredito que montar um blog seja muito mais fácil. Além da liberdade que temos com nosso próprio blog, que é ótima. Eu acho que o blog é um excelente meio de se expressar. E de conhecer pessoas, ouvir opiniões diferentes, etc.
AluadoBlog: Vamos deixar esse negocio de blog de lado e vamos falar sobre cinema. Luciano você acha que Hollywood está sofrendo uma onda de falta de criatividade com seus inúmeros reboots e remakes?
Luciano:
Com certeza. Ouso dizer que essa época é uma das piores para o cinema em Hollywood. Cheia de hipocrisias. Os produtores fazem um filme idêntico a outro assim, na maior cara de pau. Sem contar os remakes e as milhares de seqüências, que enchem o raio da nossa paciência. Falta de criatividade e de bom senso, isso sim. Ah, que saudade da década de 50, 60, 70, 80...
AluadoBlog: E essa onda de fazer filmes baseados em animes, mangas e HQ’s, você acha que isso também é falta de criatividade vinda de Hollywood?
Luciano: Hummm... Isso depende. Não vamos generalizar. Acho que sim, muitas dessas adaptações são preguiçosas e servem apenas para ganhar um dinheirinho fácil. Mas creio que existam adaptações de desenhos, animes, HQ’s, mangas, etc, que, sim, são interessantes, bem feitas, originais, e até certo ponto ousadas. Não sou contra. Assim como não sou contra aos efeitos especiais, quando são usados a favor do filme. O problema é quando esses se apóiam completamente na parte técnica, o que, infelizmente, vem acontecendo. Aí sim, é falta de criatividade.
AluadoBlog: Esquecendo Hollywood por um momento, o que você está achando do cinema nacional?
Luciano: O cinema nacional só vem melhorando, com toda certeza. Acho que o público também vem se acostumando e se interessando mais pelo nosso cinema. Eu adoro, e sempre o prestigio. Não porque é socialmente correto, mas porque o nosso cinema é bom mesmo. Mas to generalizando...

AluadoBlog: E que filmes nacionais você não recomendaria para ninguém?
Luciano:
Eu não recomendo esses filmes nacionais que tentam imitar filmes de sucesso de Hollywood. Se eu Fosse Você da vida é um bom exemplo. Aquilo é o fundo do poço no quesito criatividade. Além de ser machista e muito preconceituoso. Me dá um aperto no coração só de lembrar que um troço desses faz sucesso. Falar de Xuxa é mesmo necessário? Fujam, passem longe, façam sinal de cruz. Funciona comigo...

AluadoBlog: E quais você recomendaria?
Luciano: Só pra citar filmes recentes, Cidade de Deus é indispensável. Amo, amo, amo. Além de Central do Brasil, que também é incrível. Saneamento Básico é um dos filmes que mais me fez rir. Além de emocionante O Ano em Que Meus Pais Saíram de Feias, que é lindo. Têm muitos outros, mas esses são os primeiros que me vem à cabeça.

AluadoBlog: Você acha que os musicais estão voltando para valer?
Luciano:
Sim, felizmente sim. É meu gênero favorito, e eu sempre fico mais feliz ao saber que os musicais estão de volta. Sweeney Todd, Hairspray, Across the Universe, Moulin Rouge, Rent, Chicago. Todos musicais dos últimos dez anos, e todos excelentes. Tenho mais esperança em Hollywood e na humanidade ao lembrar desse gênero.

AluadoBlog: De todos os filmes que você já assistiu musical ou não, qual você diria “esse marcou a minha vida”?
Luciano:
Xiii... Difícil. Vamos tentar. Moulin Rouge me marcou bastante, assim como Tomates Verdes Fritos, Edward – Mãos de Tesoura e Peixe Grande. Ah, e O Iluminado, Laranja Mecânica e Violência Gratuita me abalaram de verdade. Os Pássaros e Um Corpo Que cai também. E Os Fantasmas se Divertem marcou minha infância. Amor, Sublime Amor, Cantando na Chuva e Fale com Ela então, nem se falam. E dois filmes bem recentes, que já integram essa lista: Match Point e Ensaio Sobre a Cegueira. São tantos. Com certeza esqueci vários.

AluadoBlog: Você acha que o cinema influencia o nosso modo de viver e ver o mundo?
Luciano: Sim, sim, disso não existem duvidas. Eu gosto especialmente de filmes que nos faz refletir e pensar sobre nosso modo de levar a vida. Acho que podemos tirar muitas coisas boas do cinema. Cinema é vida. É baseado na vida. Então... Ver um filme e leva-lo para a vida não é algo raro de se acontecer. É a forma de arte que mais influencia o mundo, na minha opinião. E é, ainda, um dos motivos que me faz amar o cinema. Com todas as minhas forças.

AluadoBlog: E por ultimo Luciano, eu gostaria agradecer por ter aceitado o convite em participar do Aluadoblog, e deixo esse espaço para você mandar uma mensagem aos leitores que aqui passam. Mais uma vez obrigado, e espero vê-lo sempre que puder aqui nesse blog timidamente escondido na net.
Luciano:
Poxa, Anderson, eu que agradeço. Agradeço por ter sido o escolhido e agradeço por te ter como um leitor fiel lá no bloguinho. Espero visitar o Aluadoblog mais vezes. Me falta tempo, mas a gente sempre da um jeitinho. Quero te parabenizar pelo blog, que é impecável. Original e extremamente corajoso. Um grande abraço, e mais uma vez obrigado. ;D
Eu é que agradeço Luciano. ^^' Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado desse bate-papo cinematográfico. Então até o proximo entrevista do mês.
Visite o blog do Luciano no http://cineeeu.blogspot.com/

Comentários

  1. Legal, Anderson. Fiquei super feliz de ter sido escolhido. Já vou avisar pra todos os meus amigos e leitores do bloguinho pra virem ver. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anderson eu to mega em falta contigo neh?
    nunca passo por aki, prometo passar e comentar mais vezes...
    a estrevista com o Lu foi super legal...

    ah desculpa se eu sumi do msn esse ultimos dias, é q o pc morreu no sabado de carnaval, so ressucitou domingo passado, mas enfim...

    de novo parabéns pela entrevista e pelo blog...
    abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo tudo bem ?
    Dá uma olhada nesse link ...
    Achei bem legal !!!
    Vi e lembrei de você.
    Beijo grande. Se cuida !!!
    http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0,,GF68715-9801,00-VEJA+DESENHOS+DE+FAMOSAS+COMO+KATIE+HOLMES+E+PENELOPE+CRUZ+EM+ESTILO+MANGA.html#fotogaleria=1

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista. Adoro o Luciano e por vezes chego a duvidar se ele tem mesmo tão pouca idade. É um prodígio. Eloquente demais e tem cada colocação surpreendente. Lu, adoro vc, suas ideias e apontamentos. O mundo inteiro precisa de conhecer!! bjs, Sua fã Daniele Gomes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.