Entrevista do Mês: Com Robson Reis

Lembram quando eu disse que o ano de 2009 seria de grandes novidades aqui no blog? Pois é, essa é uma delas, a entrevista do mês. Está sessão tem como objetivo todo mês colocar uma entrevista bacana com blogueiros, Artistas, Dubladores e entre outras pessoas legais. Eo primeiro entrevistado é o blogueiro Robson Reis, e aqui no AluadoBolg ele vai falar sobre Crepusculinho, Orkutonalta, cinema, HQ's e entre outras coisas legais. Confira logo abaixo como foi esse divertido bate papo.


Entrevista do Mês:
Com Robson Reis
AluadoBlog: Como surgiu o Cara de Macaco? 

Robson Reis: Eu queria montar um blog para falar das minhas teorias, dos meus gostos, afinal teorias sobre filmes e séries eu tenho um monte. O povo sempre veio atrás de mim atrás de informação. Já tive entre 2002 e 2003 o site Neuronionline que tinha muitos acessos e era bem legal de fazer. Mas uma série de fatores fizeram com o site fosse desativado. Em 11 de Dezembro de 2007 eu acordei e falei: - vou fazer um blog. Fui lá e fiz. Ele se chamaria macaco verde, fiz o cabeçalho do blog e quando fui registrar o blog, já existia... Ai do nada sobe aquelas janelinhas de alerta do msn com um aluno meu falando: - E ai cara de macaco! Na hora fui nao tinha blog com esse nome, e agora completamos um ano e dois meses =D.
AluadoBlog: Você acha que ser blogueiro hoje em dia é melhor que ter um site com domínio próprio? Ou não? 

Rob: Acho bem mais fácil ter um blog, tá tudo pronto ali, é só você usar seu conhecimento e boa, ficou mais democrático do que ter que montar um site e ter que ficar fazendo as atualizações e adaptações. Porém acho legal ter o dominio depois de um tempo. Continuar sendo blog, mas ter um carademacaco.com.br fica mais fácil do povo guardar do que blogspot. Mas acho que quando um blog atinge proporções de ser um negócio é legal investir e transformar num site ou portal.
AluadoBlog: Como surgiu o Orkutonauta? 

Rob: Eu comecei a colar minhas sortes do dia na minha página de recados e comentar sobre a sorte, depois de um tempo várias pessoas começaram a ir no meu perfil só pra ler os comentários que eu fazia sobre minha sorte, com o tempo muita gente começou a fazer isso e ai pensei, poxa comentar sobre a própria sorte qualquer um pode fazer, mas desenhar sobre não, foi quando desenvolvi o Orkutonauta e fiz pensando em ser feito muito rápido de ser desenhado, pra ser uma tirinha diária. e durante 56 dias seguidos eu fiz a tirinha, mas uma hora as sortes do dia começaram a se repetir e esperei acumular mais algumas para retomar o Orkutonauta. Semana que vem ele volta na segunda temporada, mas agora será com uma tirinha semanal toda quarta feira.
AluadoBlog: Ultimamente estamos vendo um crescimento muito grande de tirinhas online e HQs. Você acha que isso prejudica o mercado de HQs e Jornais com as suas tirinhas? 

Rob: Na verdade não prejudica, deveria ajudar. O que realmente atrapalha o mercado de HQs são as más administrações das editoras, principalmente no que se refere a Marvel e Dc que cismam em colocar grandes sagas uma atrás da outra, esquecendo bons roteiros e histórias individuais dos personagens. Os japoneses foram mais felizes com o modo que escolheram para trabalhar suas histórias em quadrinhos, fazendo as histórias com começo meio e fim. Assim eles tem um produto completo para comercializar, relançar, dar reboots. Agora por exemplo o Batman, mais de 60 anos de história em sequência, não tem como manter uma cronologia plausível, ai de repente um roteirista dito ousado vai e muda tudo no personagem e um monte de leitores ficam chateados e abandonam tudo. Eu mesmo não compro gibi todo mês a uns 5 anos. Uma por que as histórias estão péssimas, você paga 8 reais numa revista com uma história "quase boa" e o outro motivo é o preço altíssimo que as HQs e mangás tem trazido em suas capas.Eu acho que tirinhas e HQs on line praticamente estão decretando o fim do fanzine, por que o fanzineiro fazia a história, depois tinha que juntar grana pra imprimir no mínimo em xerox e depois ficar indo em eventos ou por correio vender seu material que muitas vezes encalhava e tinha uma tiragem baixa em sua maioria. Tendo um trabalho e gasto muitas vezes para nada. Já com a internet, o cara faz sua HQ, expõe para o mundo seu trabalho há um custo muito baixo, além de conseguir conquistar um público muito mais expressivo do que conseguiria com uma versão impressa. E pode até vir a publicar o material depois caso as pessoas que acompanham sua história vierem a se interessar. Como no caso de Crepusculinho, que tem um número enorme de leitores que agora pedem a versão impressa, antes de lançar posso até fazer as encomendas apenas das pessaos que pedirem, assim não tenho perdas no processo nem encalhe.
AluadoBlog: E por falar em tirinhas, como surgiu a idéia de fazer o Crepusculinho?

 Rob: Eu li o primeiro livro por indicação da Nina Castro que escreve sobre anime/mangá no Cara de Macaco, acabei de ler pensei que muitas situações poderiam facilmente ser satirizadas, ai peguei e de cara fiz as duas primeiras tirinhas, mandei pra sessão de fanart do www.foforks.com.br as meninas adoraram e desde então não parei mais de fazer a tirinha.
AluadoBlog: Você esperava esse sucesso todo das tirinhas com os fãs da série Crepúsculo? 

Rob: Não esperava nada, na verdade pensei que iam me xingar por que estava zuando com o livro preferido delas, e a reação foi totalmente contrária. Acho que por eu gostar de um humor mais leve, mais sacaninha que escrachado funcionou bem. Na verdade eu não desrespeitei os personagens apenas satirizei as personalidades acho que foi isso. Mas não esperava esse retorno todo não.
AluadoBlog: Logo no finalzinho do ano passado vimos uma animação bem legal de natal com a galerinha do Crepusculinho. E esse ano podemos esperar novas animações? 

Rob: A animação do Crepusculinho foi um duplo teste, primeiro para ver se conseguiamos fazer a animação, o segundo para ver se as pessoas aprovariam, acho que depois de 20 mil visualizações dá pra ter noção que aprovaram. A diéia era fazer uma animação pro Carnaval e outra pra Páscoa. Mas é capaz de termos apenas a da Páscoa por enquanto. O Carnaval já está muito em cima. Mas queremos ter muito mais animações.

AluadoBlog: Fora o Crepusculinho você tem outros planos para 2009? 

Rob: Pensei que em 2009 fosse trabalhar no livro que estou escrevendo, na animação de fantasia medieval baseada num personagem meu o Troy e em duas séries de quadrinhos on line, uma com roteiro do Tiago Cordeiro e outro em parceira com o Zenon. Agora não estou tendo como encaixar tudo isso. a única coisa que posso realmente garantir é o livro e o retorno do Orkutonauta.
AluadoBlog: E que dica você da para quem está começando a desenhar e quer publicar na internet os seus trabalhos? 

Rob: É bem possível que você comece a publicar e ninguém ler por um bom tempo, não pode desanimar, as pessoas tem que descobir teu trabalho ou você fazer propaganda, então mande os links para os amigos, se os amigos gostarem eles vão espalhar. Se não espalharem é por que não está tão bom. Então tente remodelar, melhorar o processo ou criar algo novo. Só não pode desistir. Uma hora ou outra as pessoas começam a acessar e a acompanhar. Ai você lançando outros projetos em paralelo vai ter quem já acompanha um trabalho seu como possível leitor e crítico. Outra coisa é absorver as informações dos comentários e ver o que pode ser melhorado, o que agrada mais. E a internet é a prova que uma idéia é melhor que desenhar bem, é só ver as tirinhas do Cianides & Happines ou o Dr. Pepper. O que vale é a idéia.
 
AluadoBlog: Mudando um pouco de assunto. O que você está achando desses filmes baseados em animes e Mangá que estão aparecendo? Por exemplo, Dragon Ball, Speed Racer e Cowboy Bebop?

 Rob: Era o que eu sempre esperei, mas feito do modo que sempre temi. Speed Racer não acho um filme ruim, acho um filme sem propósito. Eu na verdade sempre detestei o anime dele e não conehço ninguém que goste. Sei que existe uma legião de fãs, mas não que justifique os gastos que tiveram com o filme. Dragon Ball....esse eu sempre esperei ver em carne e osso, desde que comecei a assistir no SBT a saga do Goku criança, imaginava como uma grande saga cinematográfica como Harry Potter, onde poderiamos acompanhar o personagem principal atravez de toda sua vida. Mas agora o que vemos é uma versão afetada e sem sentido baseada em conceitos mal compreendidos por quem produz o filme. Parece que as pessoas tem um esteriótipo do que é mangá na cabeça. Tecnologia, lolitas, rapazes arrepiados, roupas multicoloridas e chamativas, robos, naves e poder, sem contar violência absurda, é isso que passa na cabeça das pessoas quando pensam em mangá, não conseguem ver a diferença entre Digimon e Cavaleios do Zodiáco, acham que é a mesma coisa. E misturam vários estilos de personagens e histórias num coonceito só e ai dá nessas asneiras Hollywoodianas. Já Cowboy Bebop eu levo fé, ainda mais por que tem o Keannu Reeves envolvido, não lembro de filmes ruim com ele, ele pode ter feito filmes que não fizeram sucesso, mas nenhum que se possa dizer que é impossível de assistir. Tem a participação dos criadores da série no desenvolvimento do filme isso já é ótimo. Tá certo a 20TH Century Fox que está bancando os dois filmes, mas as equipes criativas são outras. Além de que pra errarem com Cowboy Bebop só se forem muito burros, o anime já é totalmente cinematográfico, é só fazer igual Sin Cit e copiar tudo =D. E o Reeves consegue ser o Spike cara de nada e saber lutar Kung fu é especialidade dos dois.
AluadoBlog: E que filme de anime e Mangá você gostaria de ver na tela grande ou não? 

Rob: Eu gostaria muito de ver Cowboy Bebop é meu anime preferido, então como já é um fato, posso dizer que eu queria ver como ficaria o Fullmetal Alchemist em versão cinematográfica. Seria trabalhoso, mas acho que se a Warner investisse ia ter uma franquia tão lucrativa quanto Harry Potter.
AluadoBlog: Embora eu saiba a resposta que você vai dar, vou perguntar assim mesmo. O que você espera de Dragon Ball: Evolution? 

Rob: Na verdade eu não espero mais nada, na verdade nem assistir eu quero. Por mim eu começava uma campanha de boicote intitulada:Dragon Ball Evolution : conte com minha AUSÊNCIA, por que se ninguém for assistir a Fox desiste de fazer o 2, mas como o povo vai ir ver de curioso vai arrebentar nas bilheterias e vão lançar mais um, que ai o povo tem esperança que melhorou e vai ir ver, ai ja era, vai ser uma sequencia de novos filmes para a destruição cerebral em massa. Quando passar na sessão da tarde eu vejo.
AluadoBlog: E nas adaptações de HQs você acha que ficou dividido em antes e depois de Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro?

 Rob: Acho que antes e depois do Cavaleiro das Trevas, o homem de Ferro fez sucesso, mas sucesso normal, tipo Homem Aranha. O que torna o filme do Homem de Ferro bem divertido é que ele é humano e qualquer um com aquela armadura poderia ser ele. É mais fácil se identificar com o Tony exatamente por causa disso e por que o Rober Downey Jr, transformou o personagem numa figura muito legal de se acompanhar. Mas a história é só divertida. Já Cavaleiros das Trevas é um filme, filme mesmo. Roteiro inteligente que leva a pensar, personagens que tem relevância, tudo construído de um modo a amarrar uma trama maior. Tem algumas coisas bem fantasiosas como a tecnologia (que apesar de tudo é bem mais realista que no homem de Ferro) e a figura do Batman. Mas é um filme que marca por trazer seriedade e ser feito como um filme, não como um filme de super herói.Eu adorei Homem de Ferro, pois é o personagem que sempre quis ver no cinema e é o meu preferido da Marvel, Bem antes do que Homem Aranha até. Mas um filme que também não pode ser esquecido é o Hellboy, feito com muito menos grana ele consegue parecer que custou a mesma coisa dos seus concorrentes.
AluadoBlog: Que Herói você gostaria de ver em versão cinematográfica?

 Rob: Depois do Batman meu personagem preferido da DC é o Lanterna Verde, sempre me imagino sendo portador de um anel com tamanho poder. É o que mais espero ver e o que tenho mais receio de ser mal feito. Mas um que já tem 5 filmes e só o primeiro conta e precisa de uma renovação e um filme com o tamanho de sua importância é o Superman, ele é o primeiro super herói, precisava de um filme que elevasse ele ao patamar que merece.
AluadoBlog: Superman merece uma nova chance nós cinemas?

 Rob: Que irônico ainda não tinha lido essa pergunta e já respondi acima. Eu não só acho que merece como deve. Por respeito a tudo o que veio depois dele no mundo do entretenimento.
AluadoBlog: E por ultimo, Robson eu gostaria agradecer por ter aceitado o convite em ser o primeiro entrevistado desse novo bloco aqui no AluadoBlog, e deixo esse espaço para você mandar uma mensagem aos leitores que aqui passam. Mais uma vez obrigado, e espero vê-lo sempre que puder aqui nesse blog timidamente escondido na net. 

Rob: Eu que agradeço, espero que consiga outros entrevistados, uns bem mais conhecidos que eu. Abraço a todos os leitores e seguidores do AluadoBlog e que a força esteja com você sempre.

Então, por hoje é só pessoal, mas proximo mês tem mais.(se eu conseguir um entrevistado) ^^'
Visite os blogs do Robson Reis:

Comentários

  1. Olá Anderson meu nome é jéssica karla contudo todos me conhecem como karlinha tenho 17 anos logo 18! rssrsrrs moro em Brasília mais sou pernambucana , sou de caruaru!!!!!!! adorei seu blog amei a entrevista com o Robson estou tentando fazer uma entrevista com ele também curto muito o trabalho dele! rsrssrsr seu blog é lindo , super -humorado e original você está de parabéns! eu também tenho um blog se chama " Coffie& Movies" espero uma visita sua também! adorei mesmo seu blog! bom, minha fascinação por literatura vem desde os 6 ano de idade ! sim, já sabia ler! amo literatura em especial literatura inglesa, adoro a escritora Jane Austen , amo ela de paixão!!!!!!!!!
    adorei mesmo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. "O que você espera de Dragon Ball: Evolution?
    Rob: Quando passar na sessão da tarde eu vejo."

    IDEM! XD~

    Boa entrevista, Anderson! ^^

    Nina Castro

    ResponderExcluir
  3. Oi Anderson linkei seu blog ao meu ook? ahhh meu blog é este:http://karlinha-coffeemovies.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.