Curiosidades sobre o Rio Grande do Norte!


O RN é um estado repleto de muitas belezas naturais e sempre temos um grande fluxo de visitantes que viajam até aqui para conhecer tudo o que o nosso estado tem para oferecer, mas para você que mora nesse lindo estado, já parou para pensar nas curiosidades que ele reserva? Se não, então prepare-se conhecer alguns deles.

  • 1. Significado do nome potiguar

É provável que você já tenha ouvido falar que os nascidos no estado do Rio Grande do Norte são chamados de potiguar, certo? No entanto, se não sabe o motivo desse termo, vamos lhe explicar agora. A origem dessa famosa expressão vem de uma tribo indígena tupi, que existia na região.

O termo potiguar na língua tupi significa “comedor de camarão” . Esse nome foi dado aos habitantes da região por tradicionalmente consumirem esse crustáceo.

  • 2. Natalenses foram os primeiros brasileiros a experimentar as gomas de mascar

Quando a cidade de Natal serviu de base americana durante as batalhas da Segunda Guerra Mundial, as gomas de mascar passaram a ser vendidas para as tropas com o principal objetivo de relaxar e diminuir o estresse dos civis e dos combatentes americanos.

Após a guerra, o sucesso das gomas continuou e se espalhou por todo o país. Foi aí que ela passou a ser objeto de comercialização em massa. Atualmente é uma guloseima que é muito apreciada por todos os brasileiros.

  • 3. O esquibunda foi inventado em Natal

O esporte teve início entre os natalenses. O seu surgimento é curioso. Devido à impossibilidade de praticar surf em dias de poucas ondas no mar, os moradores criaram uma alternativa para se exercitar, só que em vez da água, utilizaram as dunas como o local escolhido para se divertir.

Ao praticar essa atividade, a pessoa só precisava sentar em uma tábua de madeira e descer sobre as dunas. Vale lembrar ainda que essa modalidade, atualmente, está proibida.

  • 4. O mar do estado é o segundo mais salgado do mundo

Uma das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte é o fato do mar que cobre a costa potiguar ser o segundo mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no Oriente Médio. Daí a explicação das cidades de Areia Branca, Mossoró e Macau serem as maiores produtoras salinas do Brasil e responsáveis por abastecer o mercado interno de todo o país.

  • 5. Natal é a “capital mundial do buggy”

Não por acaso que a cidade de Natal é conhecida como a “capital mundial do buggy”. Afinal, a grande extensão do território somada a tantas coisas incríveis para curtir, como ver os dromedários, visitar as inúmeras praias locais e conhecer as dunas, permite fazer tudo isso de uma forma bem diferente, pois passear de buggy é a melhor escolha.

Acrescentando a isso, o turista pode escolher por fazer o percurso de um jeito divertido, optar por qual a velocidade que quer passear, se “com emoção” ou “sem emoção”. Existem muitas agências de turismo local que oferecem o passeio.

  • 6. A dança forró foi apelidada pelos americanos

A expressão “Forró” (famoso estilo musical e de dança regional) supostamente teve origem americana. Quando eles estiveram por aqui, eles introduziram os bailes abertos na região. E o nome das festas era “for all”, que traduzido, significa “para todos” e de tanto repetirem a palavra "for all" ela foi se tranformando em forró.

  • 7. O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país

O Parque Estadual Dunas de Natal é conhecido como o segundo maior parque urbano sobre dunas de todo o Brasil. A sua extensão compreende uma área de 1.172 hectares e já é reconhecido pela UNESCO como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

Gostou de saber sobre essas curiosidades? Fique atento para mais postagens assim aqui no blog.

Comentários