Como os filmes Red e Encanto ajudam a entender os Relacionamentos tóxicos na familia.


Um tema recorrente que vem aparecendo ultimamente nos filmes da casa do ratinho Mickey, bem isso eu falo dos recentes Encanto e Red onde podemos ver que ambos os protagonistas desses filmes sofrem um relacionamento que envolvem certas dificuldades, conflitos e até um tratamento tóxico por parte de seus familiares, mas toda relação pode envolver dificuldades e conflitos, afinal, isso é natural.

Um relacionamento tóxico, por outro lado, é muito mais desgastante do que positivo, sendo constantemente desagradável. Ele pode acontecer com qualquer pessoa e em diferentes relações, desde os relacionamentos românticos até relações com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Em ambos os filmes as protagonistas vivem com esse conflito e essa pressão de ter que se provar e até abidicar de sonhos e desejos. Em Red temos a história de Mei Lee, uma garota de 13 anos que se transforma em um panda vermelho gigante sempre que fica muito empolgada ou ansiosa com alguma coisa. 

A vida de Mei se torna um pouco mais complicada com a superproteção de sua mãe Ming, que é extremamente autoritária e nunca está longe de sua filha. Já em Encanto temos a história da família Madrigal, que sofreu uma tragédia no passado e, da dor desse evento traumático, recebeu um presente místico da floresta para se reerguer e sobreviver. 

Assim, conforme os anos passam, uma vela mágica influencia na vida da família e confere poderes especiais a todos os novos membros do clã Madrigal, menos Mirabel, a protagonista da vez. Assim, ela acaba sendo meio excluída pela matriarca da família, apesar de estar sempre tentando se esforçar para mostrar que ela também é especial.

Em ambos os filmes temos o dilema de Mee e Maribel que querem se se provar e ao mesmo tempo ter as suas individualidades, mas por causa do tratamento que tem por parte da familia a jornada delas fica um pouco complicada.

Apesar de fazer bastante mal para a saúde mental dos envolvidos, muitas vezes um relacionamento tóxico tem sinais sutis e difíceis de serem reconhecidos, mas que nos filmes podemos percerber alguns desses sinais sendo mostrados. 

Um deles é a queda na autoestima:

A mãe de Mei Lee e até Aboela Madrigal tem atitudes tóxicas no sentido de querer controlar se usando de comentários como “não gosto dessa roupa”, “não gosto do seu corte de cabelo”, “por que você está usando tanta maquiagem?”, “por que você tem que ver seus amigos hoje? Pensei que você fosse ficar em casa”. É um exemplo.

Outros exemplos de relacionamento tóxico que podemos ver, eles geralmente agem de maneiras como essas:

  • Tentam te controlar;
  • Criticam ou te comparam com frequência;
  • Não te ouvem com interesse;
  • Culpam ou te atacam;
  • Não respeitam seus limites físicos e emocionais;
  • Desconsideram seus sentimentos e necessidades;
  • Invejam ou competem com você;
  • Desencorajam sua expressão individual e incentivam a agir igual a eles.

Na ficção as nossas personagens conseguiram resolver essas questões com as suas determinações e principalmete se empondo e se colocando como prioridade de si mesmas, mas no mundo real nem todos consenguem sair de tal situação. A principal recomendação é observar se a relação familiar está fazendo mais bem do que mal. E se estiver fazendo mal, a ajuda psicológica com terapia pode ajudar.

 


Comentários