Qual a importância do atendimento humanizado na saúde e assistência social?


Você já passou por uma situação em que foi em algum local e não foi bem atendido? Ultimamente tenho observado o quanto é comum a falta de atendimento e por assim dizer a falta de educação em um atendimento, principalmente nas áreas da saúde e assistência social, oferecer um atendimento humanizado é tão essencial quanto investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento. Por meio dele é possível proporcionar uma melhor forma de cuidado e alcançar mais resultados com quem está sendo atendido, mas afinal, o que é atendimento humanizado?

O que é?

Na maioria das vezes, ao buscar uma instituição de saúde ou um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), geralmente a pessoa encontra-se fragilizado e inseguro. Desse modo, a forma como ele é acolhido no atendimento, desde o primeiro contato, faz toda diferença.

Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre a pessoa, a família e a equipe. Ele busca a constante melhoria da comunicação entre o profissional e quem está sendo atendido, considerando ambos como sujeitos do processo terapêutico, estabelecendo uma relação mais próxima, que preze pelo respeito, atenção e ética.

Na teoria é um processo até que simples, mas na prática, bem, a coisa muda drasticamente, pois nem todo mundo tem o discernimento para tal tipo de atendimento, mas eu acredito que a principal forma de mudar essa situação é a capacitação do profissional e assim mudar de forma satisfatória.

fonte: Autolac

Comentários