Joss Whedon escreve carta aos fãs e o Pentágono não apoiou produção do filme dos Vingadores por não entender a S.H.I.E.L.D.

Primeiro vamos com essa história do Pentágono não ter aprovado a S.H.I.E.L.D. Bem, seugundo o blog  Danger Room, da revista Wired, o Pentágono - centro de inteligência das Forças Armadas dos EUA - auxiliou o Marvel Studios em Os Vingadores até certo ponto. De repente, cortou o apoio. O motivo: os militares não entenderam a S.H.I.E.L.D., a agência militarizada do Universo Marvel que, no cinema, é responsável por organizar os Vingadores.

Pra quem não sabe o Pentágono costuma auxiliar produções de Hollywood que mencionem ou mostrem as Forças Armadas do país; e tem inclusive que dar autorização para os filmes mostrarem gente de uniforme ou maquinário do Exército, da Marinha ou dos Fuzileiros Navais. Com Os Vingadores, porém, a coisa complicou. Os representantes ouvidos pelo blog dizem que consideravam a trama "irreal".

O irreal pra eles não foi o fato de ter um deus asgardiano ou um cara que se transforma em um monstro verde, eles disseram que:

"Não conseguimos nos acertar com a irrealidade que é uma organização internacional e nosso papel nela. A quem a S.H.I.E.L.D. respondia? Nós trabalhamos para a S.H.I.E.L.D.? Chegamos neste impasse e decidimos não nos envolver mais", disse Phil Strub, funcionário do Pentágono que atende Hollywood.

Mas na verdade nem no filme e nem no universo Marvel dos quadrinhos não deixa claro se a S.H.I.E.L.D. é um órgão do governo dos EUA, ou uma sociedade secreta ou mesmo de alguma organização internacional. Tipo existe uma relação com o governo dos EUA - o presidente dos EUA aponta diretores da S.H.I.E.L.D. -, mas não se sabe se é por conta do poder político do país ou se é um vínculo direto, o fato é que a Marvel prefere deixar a dúvida no ar. No entanto o Pentágono deu o aval, para a participação da Guarda Nacional e para a aparição dos caças sobre o porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D. (todos inseridos digitalmente).

Mas, mudando de assunto o Diretor Joss Whedon colocou em seu site uma carta agradecendo aos fãs pelo sucesso do filme.

"As pessoas me dizem que minha vida está prestes a mudar. Tenho certeza de que isso é verdade - e toda a mudança é empolgante, eu acho - e talvez eu seja reconhecido na Comic-Con e possa comprar um jantar de primeira - de primeira MESMO, com trufas e essa coisa toda.


Mas o que não vai mudar é o que realmente importa. O que não muda é que eu tenho o grupo de - nem vou chamar de fãs, vou chamar de "galera" - mais leais e inteligentes, articulados e apaixonados seguidores que eu poderia querer. Quando ninguém estava prestando atenção em mim, quando as pessoas provavelmente não deveriam mesmo estar prestando atenção em mim, eu tinha três constantes: minha família, meus colaboradores e vocês [...] pessoas que sempre me fizeram sentir a verdade deste trabalho: ser uma artista é se comunicar com o público. Comunicação esta que chega ao ponto da colaboração.


Então este sou eu, dizendo OBRIGADO a vocês. A todos vocês. Vocês que levaram tanta pedrada por apreciar meu trabalho e que agora podem sair e gritar "eu não te disse?", completou.


Whedon segue respondendo algumas perguntas de fãs, a começar pela mais insistente de todas: como ele se sente com a "competição" entre Os Vingadores e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge?


"ESTE NÃO É UM JOGO. Nossos sucessos dependem um do outro. Estamos em um negócio de provar que filmes de super-heróis não são apenas bonitinhos, são TRUFAS. As pessoas adoram colocar um cineasta contra o outro, mas acho que essas pessoas estão muito equivocadas. Tanto faz quanto dinheiro Batman faça na sua primeira semana, o que importa é que EU definitivamente estarei na fila e que Nolan e Raimi REINVENTARAM o gênero dos super-heróis (sem esquecer Jon Favreau e James Gunn). Fico feliz de estar entre eles".

A carta completa, em inglês, está aqui.



Vi no site Omelete




Comentários