Especial centenário do Titanic: RMS Carpathia - A história do herói do Titanic

E pra finalizar esse especial dos 100 anos do Titanic gostaria de mostrar um texto do blog Titanic a Eterna Lenda sobre o Carpathia o navio que foi o herói dos sobreviventes do Titanic.

História:


O RMS Carpathia foi construído por Swan Hunter & Wigham Richardison, em Newcastle upon Tyne, Inglaterra. Ele foi lançado ao mar no dia 6 de Agosto de 1902 e começou seus testes no mar em 22 de Abril de 1903 tendo finalizado-os no dia 25 de Abril. O Carpathia pesava 8,600 toneladas, tinha 164 metros de comprimento e 18 metros de largura. Na sua viagem inaugural em 5 de Maio de 1903 de Liverpool, Inglaterra a Boston, Estados Unidos, o Carpathia passou pelas cidades de New York, Trieste, Rijeka e vários portos do Mediterrâneo.

Desastre do Titanic

O Carpathia estava navegando de New York a Rijeka, na noite de domingo, 14 de Abril de 1912. Entre os passageiros estavam o renomado pintor Colin Campbell Coopee e sua esposa Emma, a jornalista Lewis P. Skidmore, o fotógrafo Dr. Francis H. Blackmarr e Charles H. Marshall, cujas três sobrinhas estavam viajando a bordo do Titanic. Seu operador de rádio sem fio, Harold Cottam, não tinha ouvido as mensagens anteriores do RMS Titanic, estando na ponte de comando naquele momento. Ele recebeu mensagens de Cape Race afirmando que eles tinham comunicação privada agora. Ele pensava que seria muito útil e enviou uma mensagem afirmando a Cape Race que o Titanic tinha tráfego com eles. Em resposta, recebeu um sinal contínuo.

Cottam acordou o Capitão Arthur Henry Rostron que imediatamente ordenou velocidade máxima para a última posição conhecida do Titanic, aproximadamente 58 milhas (93 km) de distância. Rostron ordenou que o aquecimento e a água quente do navio fossem cortados, para que os motores usassem todo o vapor disponível. Às 4 horas da manhã o Carpathia chegou no local depois de enfrentar em seu caminho campos de gelo perigosos. O Carpathia foi capaz de salvar 705 pessoas.

Reconhecimento


Por seu trabalho de resgate, a tripulação do Carpathia foi condecorada pelos sobreviventes. Os membros da tripulação foram condecorados com medalhas de bronze, os oficiais com medalhas de prata e o Capitão Rostron com uma medalha de ouro e uma taça de prata, presenteada por Molly Brown. Rostron mais tarde foi hóspede do presidente Taft na Casa Branca e foi presenteado com uma medalha de ouro do Congresso, a mais alta honra que o Congresso dos Estados Unidos poderia lhe atribuir.

Naufrágio


O Carpathia foi parte de um comboio que foi acertado por um torpedo em 17 de Julho de 1918 a leste da costa da Irlanda pelo submarino Alemão U-55. A proa afundou primeiro. 157 passageiros e a tripulação sobrevivente foram resgatados pelo HMS Snowdrop no dia seguinte. O último avistamento foi às 02:45am, assim que popa afundou.

Buscas e trabalhos de salvamento

Em 9 de Setembro de 1999 as agências de notícias Reuters e AP informaram que a Argosy International Ltd., dirigida por Graham Jessop, filho do internacionalmente conhecido explorador submarino Keith Jessop, tinha encontrado o naufrágio do navio Carpathia no fundo do Oceano Atlântico, naquela semana, cerca de 185 milhas (298 km) ao sudoeste da costa Inglesa. "Ele está em condições muito boas para um navio naufragado com a idade que tem", afirmou Jessop. "Ele está em uma peça só, e está na posição vertical.

No ano seguinte o autor e mergulhador Americano Clive Cussler anunciou que sua organização, a NUMA havia encontrado os destroços na primavera de 2000, a uma profundidade de 500 pés (150 m). Após o ataque do submarino, o Carpathia ficou na vertical, sobre o fundo do mar. Os destroços atualmente estão na vertical na costa da Irlanda. O atual proprietário da embarcação é a Premier Exhibitions Inc. (anteriormente RMS Titanic, Inc.), que pretende recuperar objetos a partir dos destroços. A mesma empresa possui os direitos do RMS Titanic cujos artefatos são mostrados em exposições no mundo inteiro.



Fonte: Titanic a Eterna Lenda



Comentários