Entrevista do Mês: Silvio Navas

Olá pessoal, Depois de um longo inverno o bloco "Entrevista do Mês" está de volta no blog e dessa vez o nosso entrevistado é o Silvio Navas, um dos mais talentosos dubladores brasileiros, dono da voz de personagens famosos da televisão, como: Papai Smurf, o temido vilão do desenho dos Thundercats, Mumm-ra, Peter (Não o Peter da série Fringe, e sim o amigo do gênio Macgyver), Bud Spencer entre outros, atendeu ao nosso chamado e responde, com exclusividade, aqui no AluadoBlog.

Confira esta divertida entrevista:

Aluado - Silvio como a Dublagem entrou em sua vida?

Silvio - Fui levado à dublagem pelas mãos de meu "irmão", Older Cazarré, um grande comediante, ótimo diretor de dublagem, criador de vozes, que Deus já nos levou.

Aluado - Bem você dublou o vilão Mumm-Ra, Papai Smurf e claro o inesquecível Bud Spencer, mas certa vez eu reconheci sua voz num filme do Chaplin, se não me engano foi no filme “O Ditador”, então eu pergunto, você dublou um Chaplin? E se dublou, qual foi o sentimento de dar voz ao mestre do cinema?

Silvio - Foi um tezão ter dublado o Charlie Chaplin, nos 4 filmes falados que ele estrelou: "Um Rei em Nova York", Luzes da Ribalta", "Monsieur Verdeaux" e a extraordinária obra "O Grande Ditador". Sou “macaca de auditório” dele.

Aluado - O Mumm- Ra foi complicado de fazer a voz? E teve outro que você achou complicado de Dublar?

Silvio - Foi desgastante cada episódio da série. Mas não foi fácil dublar "O Prisioneiro de Zenda", onde Peter Sellers, fazia um papél duplo e onde um trocava o "r" pelo "l", como em - Boa noite, senhola, é um plazer encontla-la aqui.

Aluado - Nos Thundercats você dublou junto com o Newton da Matta (Lion), então eu pergunto como foi trabalhar com o Newton? E qual foi a importância do mesmo na dublagem Brasileira?

Silvio - Eu e Da Matta não tínhamos os mesmos prismas e predileções, por isso trilhávamos caminhos diferentes no mundo da dublagem, coisa políticas, mas nada sério. Seria muito fácil escrever duas páginas a respeito do profissional Newton Da Matta. Toda direção forte e de completo conhecimento da dublagem nos seus meandros, que são infindos, é sempre bem-vinda.

Aluado - Bem, recentemente foi divulgado que vai ter uma versão cinematográfica dos “Smurf’s”, então podemos esperar ouvir sua voz no querido Papai Smurf novamente?

Silvio - Acho meio difícil, eu estou em Santos – SP e Os Smurfs vai ser dublado no Rio, não acredito que me pagassem avião ida e volta, taxis, etc e tais. Mas estou sempre às ordens.

Aluado - Foi verdade que você fez a voz do Mumm-Ra em uma festa de criança? Conte essa História...

Silvio - É verdade. Somos convidados, até pra festinha de criança. O pai nos contrata e chegamos lá como um amigo do dono da casa, que já conhecemos previamente. Tomamos uns uisques, jogamos conversa fora, damos uns autógrafos e ficamos por alí à disposição do contratante. Numa dessas festinhas, o pai do aniversariante me chamou pruma sala de luz estroboscópica e disse - imita o Mumm-Ra aí no microfone. Eu disse - acho melhor não...mas ele insistiu e pediu pra meninada virar de costas pra nós e me anunciou. - Agora, com vcs uma pessoa, que eu tenho certeza que vcs conhecem dos desenhos animados...não se virem, apenas ouçam, e lá fui eu - Antigos espíritos do mal, patati patatá, e quando chegou no grito, WOOOOOOWWWWWWW, a voz estourou no recinto e foi criança chorando pra tudo que é lado. Coisas de Mumm-Ra...

Aluado - Saindo um pouco dos personagens, gostaria de saber como você define a dublagem atualmente no Brasil?

Silvio - Igual ao programa da Globo: ZORRA TOTAL!

Aluado - O que uma pessoa tem que fazer para entrar na dublagem? Se tem cursos e e.t.c...

Silvio - Bom, você tem que ser um ator, para poder dublar profissionalmente. mas para você se apresentar numa casa de dublagem, para dublar profissionalmente, é necessário que você tenha feito um curso de dublagem, onde você tenha aprendido tudo sobre dublagem, porque, desde o primeiro dia de dublagem você já vai fazer jus ao seu cachê/horário profissional. Ninguém vai querer lhe ensinar nada no dia, você tem que chegar pronto, sem atrasar o expediente. Meu conselho, então, fica assim: procure uma escola superior de arte dramática (aquela que fornece subsídios para o SATED lhe outorgar o famoso DRT, mas ao mesmo tempo, procure um Curso Livre de Dublagem, para que quando terminar o curso de arte dramática, você já tenha prática e conhecimento geral da profissão dublatícia. Se você mora em Sampa ou Rio, por certo vai encontrar bons cursos de dublagem, se mora em Santos, venha frequentar o meu. E se mora em qualquer cidade do Brasil, que não seja uma praça de dublagem (Rio e Sampa), me pergunte, pelo e-mail: silvio.navas@fuscosplay.com , à respeito de meu Curso Livre de Dublagem Itinerante.

Aluado - E por ultimo, Silvio eu gostaria agradecer por ter aceitado o convite em ser o entrevistado do Mês de Novembro aqui no Blog, e deixo esse espaço para você mandar uma mensagem aos leitores que aqui passam. Mais uma vez obrigado, e espero vê-lo sempre que puder comentando aqui nesse blog timidamente escondido na net.

Silvio - Bom, eu sempre peço a todos o seguinte: Não deixem que a dublagem passe em branco. Quando virem um filme ou desenho animado deixem os ouvidos bem aguçados. Quando terminar o divertimento dêem uma nota, pra vocês mesmos, na dublagem. Se perguntem, se entenderam todas as sentenças, se as boquinhas estavam condizentes com o texto, se a interpretação estava adequada àquele filme ou desenho animado. Se vocês se sentirem menosprezados pela atenção que lhes deram na dublagem, tentem encontrar um veículo pra contar isso, mas, ao mesmo tempo, se vocês acharem que foram contemplados com um ótimo trabalho de dublagem passem e-mails, para esses veículos, dizendo do contentamento que tiveram ao verem um trabalho tão bem feito. Aproveito e lembro aos amigos que estarei em Niteroi – RJ, em 28/11/2010, no evento da NITOKYO

Comentários

  1. perfeita a entrevista !! adorei e verei mais do que fã desse grande ator e duplador!! bjssss
    (parabéns Anderson, arrasou)bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.