Físico de Taiwan diz que o Tempo e Espaço não são entidades independentes.


A teoria do Big Bang, que diz que a massa do Universo inteira (totalmente condensada) começou a se expandir muito rapidamente, como uma explosão, têm sido aceita, mesmo por aqueles que não concordam 100% com ela desde que foi divulgada.

No entanto, um físico de Taiwan chamado Wun-Yi Shu refutou a teoria da “criação do Universo”, e conseguiu chegar num consenso com o Budismo e outras filosofias orientais: segundo ele, Tempo e Espaço não são entidades independentes, mas podem ser convertidas constantemente entra elas.

Na sua formulação da geometria do Tempo-Espaço, a velocidade da Luz é simplesmente o fator de conversão entre os dois. Similarmente, Massa e Distância são intercambiáveis numa relação em que o fator da conversão depende tanto da constante gravitacional G quando da velocidade da Luz, e nenhuma das duas precisa ser constante.

Enquanto o Universo expande, Massa e Tempo são convertidos para Distância e Espaço, e o contrário acontece quando ele começa a contrair. Em resumo, o Universo não está crescendo eternamente e nem teve um começo, mas sim executa um ciclo de expansão e contração.

Aparentemente, Shu, com tal teoria, conseguiu prever mudanças na observação de Supernovas Tipo-I e outros objetos brilhantes, o que poderia provar que o Universo está se contraindo e expandindo constantemente. Outros astrônomos, mesmo os incrédulos sobre tal visão, reconheceram que as previsões de Shu (pelo menos na observação dos astros) está correta.

Isso vai contra a idéia de que o Universo é composto de energia negra que o força a se expandir, numa velocidade cada vez maior. O problema é que dessa forma, a lei da conservação de energia não bate. Já com a idéia de Shu, a lei de Einstein encaixa perfeitamente.

Apesar de não ser perfeita, a teoria do “Universo Cíclico” que expande e contrai eternamente e continuamente, conservando energia, fecha totalmente com as teorias de Einstein, sem a necessidade de varrê-las para baixo do tapete. Algo que o Budismo, o Taoísmo e várious outros conhecimentos orientais ensinam há milênios acaba de ser notado por um físico.

Vi no site Jovem Nerd

Comentários