20 de janeiro de 2010

A verdade se aproxima…

A câmera HiRISE (The High Resolution Imaging Science Experiment) da Nasa captou imagens coloridas e em 3D de dunas e áreas rochosas com um misto de luzes, sombras, e texturas até então nunca vistas de tal forma.

O projeto teve lançamento em 2006, e a partir daí algumas descobertas como a região Elysium Planitia que encorpa as mesmas dimensões do estado do Oregon, surgida após erupção de um vulcão, tornando por derreter todo gelo seco que cobre o planeta no inverno e assim liquefazendo-se na primavera, formando caminhos parecidos como uma teia de aranha.

Em algumas das fotos é possível ver montanhas de gelo, crateras, e uma ilusão ótica que parece ser de árvores na superfície árida do planeta vermelho. Essa mesma ilusão se deve ao derretimento de uma fina camada de dióxido de carbono congelada que cobria as dunas, e depois se evaporou deixando marcas pretas na superfície.

“A cor do gelo envolvendo manchas adjacentes ao material sugere que areia ficou presa no fundo, dando essa impressão”, alegou cientista Candy Hansen, da Nasa, para o The Sun.

Mas a pergunta central, e ainda não respondida, é se existe ou existiu vida em Marte.



Vi no site Jovem Nerd

Um comentário:

  1. Estou me candidatando a ir pra la verificar isso de perto rsrs.

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'

Aluado Blog Tumblr

SocialVibe