Nostalgia: Vivendo no Mundo da Lua.


"Alô, alô. Planeta Terra chamando. Planeta Terra chamando. Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva. Falando direto do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer..."

Poucas frases marcaram tanto a minha infância quanto essa, e pensar que ela vinha de um garoto como eu, e com uma imaginação meio Aluada. Vocês não sabem do que estou falando? Eu não acredito que vocês não assistiram pelo menos uma vez, um dos maiores clássicos da TV Cultura (depois do Castelo Ra-Tim-Bum claro), O Mundo da Lua?

O programa tinha em seu elenco lendas da televisão brasileira, e entre elas Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, além das participações especiais de Denise Fraga, Laura Cardoso, Edson Celulari e Caio Blat (em sua estréia na TV), o programa foi ao ar entre 1991 e 1993 na TV Cultura, que reprisou o programa ao longo de toda década de 1990 para o delírio dos fãs, e entre 92 e 93 o programa foi exibido na emissora dona do Acre (Rede Globo), dentro do Xou da Xuxa.

A história girava em torno do caçula da família Silva e Silva, o Lucas (interpretado por Luciano Amaral, o Pedro do Castelo Ra-Tim-Bum).
Lucas era filho do professor Rogério (Antônio Fagundes) e da gerente de butique Carolina (Mira Haar), e irmão de Juliana (Mayana Blum). E em sua casa ainda vivia o Vovô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri) e a empregada Rosa (Anna D'Lira).

Quando Lucas completa 10 anos de idade, ele ganha do avô um gravador. Então, o garoto começa a usar o presente como uma espécie de diário de bordo, onde ele acaba vivendo grandes aventuras dentro de casa, nelas ele visitava os quatro cantos do mundo, até mesmo a Lua. E todas essas aventuras vividas pelo Lucas sempre começavam com a frase que está no inicio do post. E essa era a graça do programa porque as aventuras vinham da imaginação do Lucas, e vemos (ou nos lembramos de) como uma criança de 10 anos, com uma imaginação fértil, encara o mundo e como ela imagina que as coisas poderiam ser. Através desses sonhos, e de conselhos de seus pais e seu avô Lucas percebe que as coisas não podem ser sempre como ele quer.

Apesar de o programa ser voltado para crianças, eu acho que as aventuras do menino Lucas Silva e Silva conquistaram pessoas de todas as idades. Sua linguagem simples, as lições ensinadas às crianças, e a criatividade que à produção tinha para criar as aventuras do menino Lucas? Eu lembro de uma que se passou no Japão (através de chroma key, a famosa tela azul ou verde sobreposta por imagens), pra mim tudo era uma grande diversão gostosa para a imaginação. Todos esses elementos fizeram do programa um clássico da TV Brasileira para crianças, assim como todos da TV Cultura.

Atualmente o programa infelizmente não é mais exibido na TV (apesar dos abaixos assinados dos fãs, O Mundo da Lua continua fora do ar). Esse programa me marcou tanto que o nome dele seria o nome desse blog, mas quando eu fiz o cadastro já tinha um blog com esse nome, então nasceu AluadoBlog em homenagem a esse programa que divertiu a minha infância. Ficou curioso para assistir? Bem, já que ele não é mais exibido na TV, a escolha é assistir ao único episódio disponível no Youtube:

Aeroporto 2001 - parte 1
Aeroporto 2001 - parte 2
Aeroporto 2001 - parte 3

Comentários

  1. Amigo eu amava esse seriado !!!
    Muito família, muito inocente, puro ...
    Bons tempos em q víamos bons programas !!!
    A programação da TV Cultura sempre me encantou.
    Podíamos sentar no sofá com nossos pais sem receio de sermos surpreendidos por algo q nos deixaria roxos de vergonha !!!
    Ainda reprisam na TV Brasil.
    Beijos e otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava. Aliás, a Tv Cultura fez parte da minha infância. O Mundo de Beackman, Castelo Rá-Tim-Bum, O Pequeno Urso, Rupert. O que mais gostava eram os Contos de Fada, apresentados pela Shelley Duvall. Ai, ai... saudades.

    ResponderExcluir
  3. Pooooxa Anderson, falar de Tv cultura e de qualquer outro classico da tv dos anos 90 me deprime... eu lembro de como eu era feliz e sem responsabilidades, mas principalmente eu vejo que meus filhos não vão ter a chance que eu tive de conhecer os Silva e Silva, ou o Nino, o Rupert, a Emilly e o Alexander, o Tintin, a Punky, e todas essas personagens que me faziam delirar na frente da tv, era tudo tão inocente como falou a Monica... enfim, vc me deixou nostalgica anderson ¬¬... ahsuahsuhaushuahs

    RECORDAR É VIVER!!!!

    ResponderExcluir
  4. fico até com vergonha!! mas não assisti esse seriado...quer dizer achoque não me lembro dele..mas conversando com uma amiga,ela é super fã!! mas vou acessar o youtube pra conhecer!!mas de qualquer forma adorei o seu blog..
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.