Reminiscências de um Gago em seu Exílio (Parte 19): O teatro em minha vida.

“Antigamente existia um menino chamado Anderson que era tímido, pelo simples fato de não poder falar, pois quando ele falava todos riam e ele virava motivo de chacota para os seus colegas de escola. Mas, tudo isso mudou quando ele conheceu o teatro e fez do menino gago um ator sem medo de falar e expressar os seus sentimentos.”

O texto logo acima parece ter sido tirado de um filme Hollywood, mas não é isso foi o modo mais dramático que eu pensei para começar essa reminiscência. Mas falando sério, o teatro realmente mudou a minha vida, me fez ter mais confiança em falar, me fez deixar de ser tímido e me tornou uma pessoa melhor.

E pensar que tudo começou por causa de uma brincadeira boba de cavaleiros do zodíaco com o meu primo e tudo me pareceu bem claro “vou ser ator” disse pra mim mesmo, quando dividi esse meu desejo com a minha família todos disseram “Como um gago pode ser ator? Ser ator é sonhar alto? Você ator há,há,há, há!!!!” todas essas palavras não me fizeram desanimar elas me deram força, então com dez anos fiz a minha primeira peça de teatro na escola, com o tema saúde eu fazia o mosquito da dengue.(Acho que me colocaram nesse personagem só porque eu sou magro. ^^’)


Lembro de ter ficado nervoso e feliz ao mesmo tempo, foi como ter nascido novamente, eu lembro de todos me olhando com certa alegria no rosto. Depois disso, sempre fiz teatro na escola e sem me dar conta de que o menino gago estava sumindo e dando lugar a um outro menino que sempre mudava a cada novo personagem. Então em 2002 eu fui morar em Noronha e a minha vida mudou. Logo nós primeiros meses eu fiquei louco de saudades de Natal e de tudo que eu fazia lá.

E assim o tempo foi passando e eu fui me acostumando a viver aqui, mas, com a vontade de fazer teatro e me sentir especial, foi quando na escola daqui de Noronha surgiu um trabalho de História onde podíamos encenar uma peça e foi ai que renasceu um novo grupo de teatro aqui, finalmente eu estava me sentindo bem. Então em Agosto de 2003 veio para a escola um curso de cinema digital no qual filmamos um curta chamado “Trilha Perdida” no qual eu interpretei um guia turístico gago chamado “Mabuya” e esse personagem eu posso dizer que foi o mais complicado que já interpretei pois eu não conseguia fingir que era um gago chamado Mabuya, embora eu fosse gago na vida real, esse personagem foi um dos mais desafiadores que já fiz.

Em Novembro do mesmo ano fizemos o primeiro desenho animado feito por jovens e crianças de Noronha, o desenho chamado de “As Estrelas do Céu” foi uma adaptação de uma das histórias do Livro das virtudes onde uma menina sonha em brincar com as estrelas. Nesse filme eu fiz a voz de um dos personagens do filme, o “Golfinho” e também escrevi uma musica para a história que nunca chegou a ser usada no desenho, a letra você pode conferir na minha primeira postagem* aqui no AluadoBlog.

No ano de 2007 eu resolvi voltar a Natal para fazer um curso de teatro com o “Grupo Brincarte”, foram os seis meses mais felizes da minha vida, mas como diz o ditado “A vida é uma caixinha de surpresas” e no mesmo ano eu tive que voltar a essa ilha por causa de um problema familiar envolvendo o meu irmão mais novo. Embora Noronha seja pra mim uma prisão, ela me fez refletir que quando temos um sonho nunca devemos desistir, pois ele um dia vai ser realizado e tudo vai ficar bem. Eu sei que pode acontecer hoje, amanhã ou daqui a 50 anos, mas quando ele chegar eu vou estar pronto.

E agora vou deixar imagens de alguns desse projetos que eu participei.











Comentários