Os vampiros voltaram.

Recentimente eu reparei que um certo grupo de predadores noturnos parece ter voltado a tona. Se você se lembra da segunda metade dos anos 90, talvez isso não seja novidade. Naquela época, Lestat, Vampi, O Beijo do Vampiro, Angel e Buffy surgiram pra retomar a vampiro-mania. Nessa segunda metade dos anos 2000, eles voltam literalmente dos túmulos para os mais diversos certames da cultura pop. Seguem os 6 sinais de que os vampiros voltaram pra ficar:
  1. Banda: "Vampire Weekend" - Pode não ser minha praia, união de indie rock e com música popular africana (conceito tão amplo e difuso que nem sei se aplica). Entretanto, a combinação feita por essa banda nova-iorquina até que combina bem com o espírito da nossa época. Nem vou falar de globalização, mas de vampirização mesmo. Afiando seus dentes num experimentalismo tribal, os integrantes do Vampire Weekend, liderados por Ezra Koenig, criaram um dos mais distintos novos sons de 2008. Seu disco, lançado no começo do ano passado tem sucessos certeiros com a tríade "Oxford Comma", "Mansard Roof" e o single mais famoso "A-Punk".

  2. Animação: "Vampire Knight" - Quando pequena Yuki foi atacada por um vampiro e salva por outro, Kaname Kuran. Agora, 10 anos depois, Yuki é a filha adotada pelo diretor da academia de Cross e o seu trabalho é proteger os alunos diurnos (humanos) dos alunos noturnos (vampiros), e acima de tudo, evitar que eles se encontrem. O enigmático vampiro Kaname lidera o grupo de alunos noturnos, ao mesmo tempo em que tenta se aproximar dos alunos diurnos. No avançar da história (a princípio leve e descompromissada), é revelada a verdadeira origem de Yuki, a sua verdadeira família e a sua verdadeira identidade... A série começou em 2007, ganhou continuação em 2008 e terminará agora em 2009.

  3. Livro: "Crepúsculo" - Se você não esteve enfurnado numa cova profunda, já ouviu falar do fenômeno literário que pretende rivalizar com Harry Potter chamado "The Twilight series". Os livros da autora americana Stephenie Meyer, contam a singela e pueril história de Isabella "Bella" Swan, moradora da iluminada cidade de Phoenix que, num lance do destino, acaba sendo levada para a chuvosa Forks, numa das pontas obscuras dos Estados Unidos. Entretanto, é nesse novo e úmido cenário, que Bella conhece Edward Cullen, o príncipe encantado de 9 entre 10 adolescentes que, por acaso, é um vampiro centenário preso no corpo de um adolescente eterno. De trama, é isso. O resto é romance digno de boas futuras sessões da tarde. Li apenas o primeiro livro, e aguardo os outros cairem em minhas mãos.

  4. Internet: "Crepusculinho" - Tambem vale lembrar da série criada por Robson Reis do Blog Cara de Macaco. Crepusculinho é uma série de tirinhas e Hq online que está fazendo sucesso na net, e está atraindo todos os fâs do livro Crepúsculo.

  5. Filmes: "Deixe Ela Entrar - Let the Right One In - E que tal falar de algo que eu não assisti ainda? Não, eu não irei fazer o que o Zeca Camargo faz e dizer "não vi e já gostei", mas usarei isso para provar meu ponto inicial: Låt den rätte komma in, é o nome no original sueco. O filme conta a historia de Oskar um jovem frágil e ansioso de 12 anos que está constantemente a ser vítima dos colegas mais velhos e mais fortes. Um dia apaixona-se por uma menina que aparenta ser… um vampiro. Eli acabou de se mudar para a vizinhança. Da mesma idade, pálida e séria, que só sai à noite. Rapidamente os dois jovens começam a envolver-se e um romance não-declarado começa a florescer. Eli incentiva Oskar a revoltar-se contra os seus agressores. E, coincidindo com a chegada dela à cidade, começam a acontecer uma série de mortes misteriosas… Bem eu soube que esse filme arrancou elogios da crítica na Mostra de Cinema de São Paulo ano passado e bem que podiam lançar o original nas locadoras. E quando eu vi o trailer no Blog Cara de Macaco eu fiquei maluco, e também achei os atores mirins muito bons. E a idéia de vampiro criança é ótima. A gente até vê em filmes mas elas nunca são o enfoque principal. O filme tem a direção de Tomas Alfredson, então é só esperar para ver porque eu to louco para assistir.

  6. Filmes: "Vampire Lesbian Killers" - E se os vampiros estão de volta em 2009, chega nas telas (no Brasil, possivelmente nós DVDs), mais uma sensação vampírica do cinema independente. O título já diz tudo! No filme, James Corden e Matthew Horne interpretam os dois caçadores de vampiros que desafiam uma horda homossexual de chupadoras de sangue. A direção é de Phil Claydon. E o trailer você vê aqui ó!

E então? Preparado para se deixar morder por mais uma dose maciça de vampiros em 2009?

Comentários