O Expresso Polar: Eu Acredito.

Será que esse trem vai por Aluado blog?

Esse era um dos filmes mais aguardados e com maior expectativa em 2004. Só a união dos nomes Robert Zemeckis (para quem não sabe, ele é o nome por trás da série De Volta para o Futuro, e vencedor do Oscar por Forrest Gump – O Contador de Histórias e claro o grande Beowulf ) e Tom Hanks já deixavam todos ansiosos, pois coisa boa vinha por aí. Zemeckis ainda atiçou a curiosidade de todos ao anunciar que seu filme empregaria uma novíssima técnica de captura de movimentos, onde atores reais teriam gravados seus movimentos para depois dar origem à animação por computador. Pronto, o burburinho estava formado.

Mas, infelismente não foi o que aconteceu, o filme foi relativamente mal sucedido nas bilheterias na época em que foi exibido. E ainda houve malucos que acusaram o filme de ser totalmente materialista e que não passava a mensagem de que o Natal é uma festa cristã onde se comemorava o nascimento de Jesus Cristo! Recalques à parte, a película conseguiu aos poucos atrair maior público e terminou com uma bilheteria americana aproximada de 162 milhões de dólares, assim pagando o custo de produção de 150 milhões e obtendo de lucro a bilheteria do resto do mundo.

Eu não entendo o porquê do desapontamento de tanta gente com o filme. Talvez por ser um belo conto natalino, e por assim sendo ingênuo, fantasioso e extremamente puro, longe do cinismo dos tempos atuais. Há muito tempo não se via nas telonas um filme natalino tão contagiante, tão emocionante. Curioso é que Zemeckis baseou todo o seu trabalho em um livro de ilustrações de Chris Van Allsburg, onde não havia praticamente texto e sim belas imagens. Portanto foi desenvolvido um trabalho de texto totalmente novo para o filme.

Mas ai eu pergunto. Você não acredita mais em Papai Noel? Não consegue ouvir os guizos de Natal a tilintar na véspera do nascimento de Jesus Cristo? É muito provável que você tenha crescido demais. Que tenha ultrapassado não só a barreira cronológica da infância, mas que tenha sufocado a criança que deveria existir dentro de você. O que acha de reencontrar toda a graça, felicidade e satisfação que existe nessa mágica época do ano?

O natal é tempo de bondade. É um período em que as pessoas se sentem mais motivadas a estender suas mãos aos outros e lhes mostrar toda a sua generosidade e simpatia. E é justamente nesse ponto que entendemos que a mensagem de Cristo incorpora-se ao cotidiano das pessoas através de ações e sentimentos.

A premissa do filme é bastante simples: várias crianças que passam a descrer em Papai Noel acabam ganhando um ticket para uma viagem em um misterioso trem até o Pólo Norte, onde conhecerão o próprio Papai Noel e onde redescobrirão a magia do Natal. A viagem será cheia de aventuras e o foco do roteiro, um garoto que nunca tem seu nome citado, aprenderá diversas lições de vida – como todo bom filme natalino.

Mas, eis que, justamente quando faltavam apenas cinco minutos para a meia-noite, um menino vê luzes, sente um tremor e escuta o apito de um trem chegando. Tudo lhe parece muito estranho, afinal de contas, não há linhas férreas próximas de sua casa. Quando sai de sua casa para averiguar o que estava acontecendo, se depara com enorme trem estacionado em frente de sua residência e um homem a lhe chamar para o embarque. Assustado, ele pensa durante alguns segundos se deve ou não entrar naquela locomotiva. Decide que isso não é prudente e não aceita o convite para viajar no Expresso Polar, rumo ao Pólo Norte, para conhecer Papai Noel. Quando o trem recomeça sua viagem ele se arrepende de sua primeira decisão e corre até as escadas de acesso do trem. Com um sorriso maroto nos lábios o condutor o aguardava e o conduz até seu banco.

Há muitas outras crianças no trem. Todos estão agitados. Entre eles o comum sentimento de desilusão quanto ao Natal e a existência do Sr. Noel parece ser um ponto de encontro. Será que essa viagem realmente vai lhes colocar frente a frente com Papai Noel e todos os seus duendes?

O filme nos passa uma mágica viagem em que se misturam aventuras e amizades em busca do verdadeiro sentido do Natal, o menino embarca em direção ao desconhecido querendo reencontrar os sentimentos que alimentara há pouco tempo atrás. E é naquele assustado garoto que se encontram as lembranças de cada um de nós e busca-se o resgate da felicidade que alguns parecem ter perdido. Não perca tempo, entre você também no Expresso Polar e busque os verdadeiros presentes que existem no Natal:- A paz, o amor e a felicidade. É um filme que eu recomendo a todos que querem voltar a ser criança nesse natal, nem que seja por um momento.

Comentários

  1. É chegada a época de dar vazão aos sentimentos de fraternidade e de esperança de um mundo melhor. Os mesmos filmes, os mesmos programas, mas que de alguma forma nos faz ver tudo de forma diferente como que por magia. Beijo e otima semana !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do começo do filme, mas acho que ele se torna um pouco cansativo. Muito tempo para pouca história, esse foi seu maior mal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.