Lenda da Alamoa


"... fulva e cruel donzela, a fada do gênio mau da ilha presidiária de Fernando de Noronha, levando o terror por toda parte nas suas correrias noturnas..."
Fala de uma mulher sedutora, de pele muito alva, longos e fartos cabelos louros, seminua que, em noites de lua, com sortilégios e cantos envolvedores atraía os desavisados, levando-os a morte, nos penhascos e promontórios do arquipélago de Fernando de Noronha.
À semelhança da "Lorelay", sereia alemã em guarda no rio Reno, na saga germânica que pretende explicar o mito, ou da nossa Iara ou da "rainha do mar, "Yemanjá", de origem africana, também a "Alamoa" defende seu território, seduzindo e afastando aqueles que ousem aproximar-se dela. O nome é corruptela de alemã, por imaginarem-na como uma mulher descendentes dos muitos navegadores nórdicos que procuram aqueles espaços para abastecerem suas embarcações, depois de longas travessias pelo oceano desconhecido, sobretudo os holandeses, que permaneceram na ilha por 25 anos.
"A pele era clara, translúcida; a loira cabeleira lhe atingia os joelhos. Ela dançava, sacudindo os cabelos que ora envolviam, ora desvendavam bruscamente seu corpo. Os olhos, de um azul-marinho - como as águas que cercam a ilha - tinham mirada fixa, como a das serpentes, brilhando de lascívia"
Esta é a lenda mais famosa de Fernando de Noronha, repetida por todos os estudiosos do assunto. Para Pereira da Costa ela seria de origem "francesa"; para Mário Melo, seria "holandesa" ; para a maioria dos que falam da lenda, sua origem seria mesma alemã, embora o único registro de presença alemã mais ou menos longa é a de um solitário navegador, no século XVI.
“ Não saias, meu filho, de noute na rua; não saias sozinho, não vagues atoa: olha que a noute divagam fantasmas,. Divagam sem trilho: Não saias, meu filho, Que podes topar cruel "Alamoa"
As mães aconselhavam os filhos que não saíssem para passear nessas noites perigosas, pois a "malvada" Alamoa poderia enlouquecê-los de amor e matá-los de "terror". Aqueles que se deixassem enredar nessa teia de sedução, estavam expostos à maldição da sereia de "mãos longas e pálidas" , " de abraço gelado e aterrador contato" , somente vencido se uma clarão de raio iluminasse o lugar fazendo desaparecer o encanto.
"Alguns, enredados na teia de mistério que cerca os relatos sobre a Alamoa, imaginaram histórias que justificassem o seu aparecimento no saber do povo ilhéu. Houve quem a acreditasse fruto de um amor proibido entre um holandês e uma brasileira..."
Certamente, o terror existia no coração de cada um dos que precisavam viver em Fernando de Noronha. E foi esse medo do desconhecido que levou para o plano sobrenatural os ruídos das noites noronhenses, os clarões a iluminar recantos talhados em pedra...
No texto publicado em Santa Catarina , fica claro que a Alamoa nascia muito mais no coração de cada prisioneiro, de cada militar segregado, de cada um forçado a uma permanência não-procurada mas aceita, por força das circunstâncias. Mesmo nos dias atuais, ela pode ressurgir naquele que se deixar vencer pelos seus medos, colocando-os para fora de si, sem condições de superá-los...
E é ainda essa lenda a grande inspiração dos poetas de agora, como uma herança apreciada e merecedora culto nossos dias.
Em Breve "Alamoa" !!!

Comentários

  1. Nossa , é muito forte.. é chocante , e ao mesmo tempo é triste , pois a moça leva os homens até a morte... é muito interessante. Gostei muito , apesar de não gostar muito de lendas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Aluado Blog, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE.