100 de animação.

Em agosto de 2008 comemoramos 100 de animação. O dia 17 de agosto de 1908 é a data oficial que marca a criação da primeira animação de que se tem conhecimento. Fantasmagorie é o nome do primeiro desenho animado da história e foi realizado em curta metragem pelo cartunista francês Émile Cohl.

Acho que rolava muito LSD naquela época. Dá uma conferida:



Depois dele outros desenhistas começaram a se arriscar, como Winsor McCay, que em 1911 fez algumas animações de seu personagem Little Nemo. Um pouco mais além, Norman McLaren experimentou muito no campo da animação e muitos outros fizeram escola, só pra dizer alguns desses dos primórdios que eu tenha visto. Porque se for falar de Walt Disney daí tem muito bico de pena pra manga.

Pra conhecer um pouco das estranhezas do McLaren:


E é incrível como desenho animado cativa o ser humano. Quantas vezes você se flagrou comentando com seus amigos sobre os desenhos da sua infância? No meu caso são: Caverna do Dragão, Muppet Babies, Thundercats, Cavalo de Fogo, She-Ra, He-Man e outros muitos váários. Sem falar nos excelentes longas produzidos pelos estúdios Dreamworks, Disney, Pixar etc. Todo mundo gosta.

Tudo isso só pra contar que para homenagear os 100 anos da animação e da criação do Fantasmagorie foi produzido o curta Fantasmagorie 2008. Misturando técnicas em 2D e 3D, o diretor Rastko Ciric construiu uma feliz narrativa em conjunto com a primeira obra. O Fantasmagorie 2008 você pode conferir
nesse link.

Recentemente foi editado uma série de DVD’s com animações do início do século XX. Não lembro o nome, nada. Minha memória é o pior de mim. Mas procurem por algo parecido em locadoras mais especializadas.

Fonte:
Blog Noteu

Comentários