Crescer pra que?

A síndrome de Peter Pan é uma doença em que os homens depois de uma determinada idade (30-40 anos) insistem em não querer envelhecer. Este grupo de homens abdica das responsabilidades, como o casamento, por exemplo, para ter uma vida como se fossem adolescentes: “Eles têm uma visão distorcida do que é ‘normal’ para a sua idade e não conseguem cogitar a hipótese de assumir as obrigações da vida adulta”, explica a psicóloga Neila Costa.
Os homens com esta patologia só querem namorar com meninas mais novas, não querem sair da casa dos pais e só freqüentam ambientes ditos teens. “A gente sai sempre, bebe pra caramba, dança”... Eu pego várias minas! Minha vida é perfeita, conclui Rodrigo (30 anos).

Um dos fatores que podem ajudar a desencadear ou fazer com que a doença se manifeste é a superproteção das mães. Costa afirma que por trás de um Peter Pan tem sempre uma mãe protetora. . “Por trás de um homem-menino, é bem provável que haja uma mãe, que continua arrumando o seu quarto, dando palpite nas suas relações amorosas e ajudando-o financeiramente”. Este fato pode ser comprovado pelas citações de Rodrigo*: “Minha mãe põe comida no meu prato, lava minha roupa e me dá mesada”.
Este problema psicológico complica as relações amorosas, pois o medo de encarar a idade real faz com que os atingidos pela doença tenham atitudes imaturas. "No começo, ele é o cara legal, o 'cuca fresca', mas depois isso cansa, porque ele age o tempo todo como o garotão babaca, ninguém agüenta", explica a psicóloga Silva Martani.

Comentários