Reminiscências de um Gago em seu Exílio (Parte 2): Amor otaku.

Agora uma lembrança meio que recente. Quando eu estava perto de ir para natal(Finlmente eu tinha conseguido sair dessa ilha-Lost- mas foi por pouco tempo ¬¬) fazer uma oficina de teatro, me deparo com uma reportagem no Fantastico falando dos animes(Desenhos Japoneses) o qual eu sou um super fan, mas prestando a atenção vi que a reportagem continha uns amigos meus(amigos de internet) e reparei que a coisa não era bem o que eu achava.

Bem, então eu vou começar pelo inicio.

Yuki, Vingaard e outros cosplayers talentosos foram convidados para participar de uma matéria para o programa Fantástico sobre fãs de Anime e Cosplayers. Estavam felizes em poder divulgar e mostrar para o Brasil suas criações.

Só que o grande detalhe é que, em nenhum momento, esses artistas foram informados de que a base da reportagem era sobre o caso dos jovens Clara e Robson(foto ao lado), que fugiram de casa.

Aí começa toda uma série de eventos que vão desencadear em um preconceito retrógrado, desnecessário e infantil por parte dos responsáveis pela matéria. Um mínimo de pesquisa, de estudo é necessário para se fazer uma reportagem informativa, o que está claro que não aconteceu, foi extremamente tendenciosa.

O que me deixou mais perplexo foi a forma como foi colocada pelos apresentadores do Fantástico, logo no início da matéria, com um pretenso ar de mistério: “Uma paixão proibida leva um casal de adolescentes a fugir de casa. Em meio aos motivos da fuga, algo chamado "cosplay". O que será esse mundo “cosplay”? Um universo em que jovens vivem como se fossem personagens de um desenho animado ou de um videogame.”

Daí pra frente, a reportagem é igual a qualquer outro relato sobre jovens fugindo juntos. Nenhuma novidade, adolescentes fogem juntos em nome de seu amor, desde que o mundo é mundo, desde Romeu e Julieta; portanto nenhuma novidade quanto a esse assunto.

A grande questão é que a reportagem da Rede Globo tentou achar um motivo, um bode expiatório moderno em meio a esse problema familiar tão comum.

Isso me lembra quando culparam o Tocha-Humana do Quarteto Fantástico por um rapaz americano desiquilibrado ter jogado gasolina na cabeça e ter saltado pela janela, após atear fogo no próprio corpo... Tanto que a Marvel teve que colocar durante algum tempo um robozinho "educativo" e "politicamente correto" no lugar do Tocha.

Quer dizer agora que se eu resolver colocar um pano vermelho amarrado no pescoço e pular do pico, gritando "Para o alto e avante!" e morrer estatelado lá embaixo, na Praia da Conceição, vão culpar o Super-Homem?

Se algum bandido muito ágil sair fantasiado de Aranha e assaltar as casas das pessoas vão proibir a publicação e os filmes do Homem-Aranha?

Se ainda fossem crianças, tudo bem, mas os jovens que fugiram tinham 14 e 17 anos, já são bem grandinhos!!! Logo abaixo está o video da reportagem lamentável.






Bem eu publiquei isso aqui nas minhas Reminiscências por que eu queria falar sobre esse assunto a muito tempo, mas como na epoca eu nem sonhava em ter um blog eu resolvi colocar aqui, agora não importa que esse fato seja totalmente irrelevante para a história toda; a matéria do Fantástico foi exibida com cenas de anime ao fundo após uma explicação para os leigos do que é anime e cosplay. O título da matéria? “
Universo anime inspira fuga de namorados


Agora, de quem realmente é a culpa?

a) dos animes;
b) dos pais que não sabem educar seus filhos?

Comentários