DE FÃ PRA FÃ? Ô.o

Eu acho engraçado, quando um grupo de fã reclama da forma como eles são vistos pelos outros cidadãos ou pela mídia.
Acho ainda mais engraçado, quando os próprios fãs, que deveriam se unir pelo que gostam, classificam de maneira depreciativa o gosto ou até mesmo outros fãs que curtem de coisas diferentes das deles.

Vejamos o termo NERD

É sabido que os nerds há muito eram excluídos como pessoas viciadas em estudos problemáticas/obcecadas que só queriam saber de jogos eletrônicos, séries/filmes de ficção cientifica e bonecos colecionáveis...


Certo?

Certo... ai eis que surge um nerd que fica rico porque dedicou a vida aos estudos (alguém falou em Bill Gates?), ai os nerds passaram a ser visto com mais de amenidade.
Mas esperar grosserias e falta de consideração de uma sociedade tacanha que se preocupa mais com as aparências do que com o que realmente as pessoas são e gostam, é normal, é saudável é puramente obvio.

Por isso me surpreendo quando um grupo de nerd, fala mal do gosto de nerds alheios.
Dentro do próprio nicho, há o preconceito. Curioso, né?
Outro dia, estava ouvindo um arquivo de áudio no meu pc, feito de fãs para fãs... e eis que ouço um comentário muito infeliz de alguns nerds, sobre Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).
Ele falava de uma maneira irônica sobre alguém gostar da série de animação japonesa. Falava de uma maneira depreciativa sobre a dublagem japonesa (como se já não tivéssemos demasiadas discussões inter-estaduais, acho que não é o bastante, vamos criticar a culturas lingüística e interpretativa de outros paises, u-hul)... Enfim, houve até uma insinuação de que quem compra bonecos de CdZ é homossexual... (não entendi essa, eu tenho a coleção de Cloth Myth e tive namorada ôO, será que sou gay e não me avisei?)! Eu não falo que opinião seja um crime, de forma alguma. Eu só acho que o grupo que curte animação, pcs, games, ficção cientifica e cultura pop geral já é muito mal vista pela sociedade em sua maioria, pra ainda ser discriminada entre o meio. Entre aqueles que deviam respeitar e entender o gosto de cada um.

Fiquei triste. Triste e decepcionado mais uma vez.

Eu procuro não meter a boca em quem gosta de Star Trek ou Star Wars (acho interessante, mas não sou fã), nem discuto a superioridade das duas produções com relação a alguns animes, ou mesmo CdZ (em questão).


...Mas se é um assunto de fã para fã... por que ser tão preconceituoso?


Olha, se foi uma piada, eu peço desculpas porque não entendi.


Agora se não foi, eu peço novamente desculpas pelo que sinceramente vou dizer:


‘Não é a toa que fã é visto de maneira desagradável por muitos...’

Comentários