Lost: Vídeo do Criador de DHARMA


Desde o início de LOST, vários mistérios foram apresentados ao público. Agora, cai na internet um vídeo que fez parte de LOST EXPERIENCE, um jogo online, promovido pelos criadores da série, onde aparecem mais detalhes sobre a INICIATIVA DHARMA. Para quem não acompanha a série desde o primeiro até o terceiro ano, é melhor NÃO ASSISTIR a esse vídeo e NEM LER O TEXTO A SEGUIR.

. . .


Neste vídeo perturbador, aparece o criador do projeto DHARMA, explicando rapidamente o projeto, o objetivo e o que ele pretende com essa iniciativa monumental. Assistindo ao vídeo - narrado pelo próprio Alvar Hanso, fundador da Hanso Foundation e da Dharma Initiative - descobrimos que, no auge da Guerra Fria, foi desenvolvida uma comissão para evitar a possibilidade de uma guerra nuclear - e, conseqüentemente, o fim do mundo. Assim, com o apoio das Nações Unidas e das duas superpotências Estados Unidos e União Soviética, um matemático italiano chamado Enzo Valenzetti desenvolveu uma equação que prevê com exatidão o número de dias em que a humanidade se extinguirá - e ela ganhou o nome de seu autor: Equação de Valenzetti. Ao desenvolver sua fórmula - que não chega a aparecer no vídeo - Valenzetti chegou a seis números: os nossos velhos conhecidos 4, 8, 15, 16, 23 e 42. E por que eles compõem a equação que prevê o apocalipse? Justamente porque, de acordo com o matemático, esses números correspondem a "fatores ambientais e de ordem humana". Segundo o vídeo, a única forma de se evitar que a previsão matemática de Valenzetti se realize é promover alterações ambientais e melhoramentos científicos do ser humano através de experiências, alterando os parâmetros definidos na equação; e para isso surgiu a tal Dharma Initiative - pelo menos aparentemente. Mas, pelo jeito, a Dharma fracassou...

Além da bombástica revelação, o vídeo traz também a história, digamos, "contemporânea" da Hanso Foundation: atualmente, ela estaria sendo dirigida não pelo seu fundador, o milionário Alvar Hanso, mas pelo sinistro doutor Thomas Mittelwerk - e com intenções bem escusas, segundo o próprio vídeo, em que o vemos convencendo um grupo de voluntários a usar humanos como cobaias de vacinas desenvolvidas pela Hanso Foundation. Ok, voltamos aos números. Tudo bem que descobrimos a aplicação deles na Dharma Initiative, mas ainda há perguntas não respondidas: por que exatamente estes números fazem parte da equação? E qual a influência da seqüência 4-8-15-16-23-42 no azar de Hurley e de Sam Toomey, o sujeito que o gorducho foi visitar na Austrália? Pura coincidência?





Comentários