Liga da Justiça: A Nova Fronteira

Acabou a Segunda Grande Guerra. O nazismo e o fascismo foram derrubados. Duas potências emergem no novo cenário: de um lado o capitalismo norte-americano, do outro o socialismo soviético. Começam a Guerra Fria e a Corrida Espacial.

A intolerância e uma onda de moralismo tomam conta da sociedade. O governo dos Estados Unidos chega a determinar a todos os vigilantes que revelem suas identidades ou serão considerados fora-da-lei. Neste cenário de paranóia, que caminhos os super-heróis devem trilhar?

A Nova Fronteira é basicamente um épico sobre o surgimento da Liga da Justiça durante a transição da Era de Ouro para a Era de Prata. A premissa é simples (um grande perigo se aproxima, obrigando os heróis a unir forças contra algo que sozinho nenhum deles seria capaz de dar conta), mas na execução e nas entrelinhas se encontra uma riqueza rara. Trata-se de um dos materiais mais soberbos no gênero desde O Reino do Amanhã.

A Nova Fronteira é uma história que funciona em vários níveis, dependendo do leitor. Como o próprio autor assina no ótimo posfácio da edição: "(...) pode ser uma declaração de amor a uma era passada ou uma reflexão alegórica sobre inquietações contemporâneas. Grandes embates com monstros gigantes ou dramas complexos centralizados em personagens históricos."

A animação de A Nova Fronteira foi escrita e produzida por Stan Berkowitz (ele fez diversos episódios das séries animadas Batman do Futuro, Liga da Justiça e Superman) e teve direção de Bruce Timm (um dos idealizadores e produtores da clássica animação Batman: The Animated Series).

A dublagem brasileira, sob a direção de Marisa Leal na Cinevídeo, teve o seguinte elenco:


Batman - Márcio Seixas
Mulher-Maravilha - Priscila Amorim
Superman - Guilherme Briggs
John Jones - Dário de Castro
Flash - Ettore Zuim
Lanterna Verde - Philippe Maia


Como você deve saber, o Flash e o Lanterna Verde que aparecem na história são, respectivamente Barry Allen e Hal Jordan e não Wally West e John Stewart (que são de outra época).


Eu acredito que em breve a Warner deva exibir no Cartoon Network a mini-série e depois lançar em DVD aqui no Brasil, para o deleite de todos os fãs da clássica equipe de super-heróis.

Comentários